Noticia

Escola de Comércio Coviran fechou 2020 com recorde de cursos de formação

A formação da Escola do Comércio Coviran de Portugal é direcionada para os Sócios, Equipa de Loja e Equipa interna das Plataformas e Escritório


Escola de Comércio Coviran fechou 2020 com recorde de cursos de formação apesar da pandemia

A Escola do Comércio de Sintra foi criada em novembro de 2018 e mesmo com a Pandemia houve uma grande procura por parte dos Sócios e da equipa interna da Cooperativa em participarem em Formações. No ano passado foram realizadas 16 ações formativas, das quais beneficiaram 210 formandos, com um volume de formação 2252 horas.

• A presidente, Patro Contreras, mostra-se partidária de impulsionar a formação |online' por ocasião do Dia Internacional da Educação que se celebra em 24 de janeiro.

A formação da Escola do Comércio Coviran de Portugal é direcionada para os Sócios, Equipa de Loja e Equipa interna das Plataformas e Escritórios.

O coronavírus não impediu os retalhistas independentes e os trabalhadores de adquirirem mais conhecimentos sobre a gestão dos supermercados. Mais um ano foi ultrapassado e com um aumento significativo de horas de formação.

Em 2020 realizaram-se 205 cursos em Espanha e Portugal, dos quais se beneficiaram 1.244 formandos, principalmente sócios e trabalhadores, sendo a modalidade formativa [online' a maioritária.

A procura de cerca de 81% dos cursos realizados em Espanha pela Escola de Comércio Coviran foram ministrados de forma online (à distância), e apenas 19% foram oferecidos de forma presencial. Em Portugal, a percentagem de alunos que optaram pela formação online' foi de 66% e 34% que pôde assistir às aulas.

Por ocasião do Dia Internacional da Educação de 24 de Janeiro, a Presidente da Coviran, Patro Contreras, salientou a importância de que se reveste a promoção atempada da plataforma digital de formação, um método de aprendizagem que se pretende potenciar no ano do 60º aniversário da fundação da cooperativa.

"2020 foi um ano sem precedentes que nos forçou a acelerar a transformação digital e a apostar decididamente na formação online. Neste sentido, a plataforma digital da Escola de Comércio Coviran converteu-se numa ferramenta estratégica para melhorar as capacidades dos nossos parceiros e empregados interessados na modernização da gestão dos seus supermercados e centros de trabalho", indicou Patro Contreras.

Dos 1.244 formandos que frequentaram cursos de formação no ano passado, 857 eram sócios, 260 trabalhadores e 127 pessoas externas vinculadas a programas de Responsabilidade Social Empresarial.

A formação que mais interesse desperta
Quanto ao interesse dos parceiros pela programação, ocupam um lugar de destaque os seminários por categorias em colaboração com prestigiosas marcas de fabricantes, aos quais se inscreveram 184 associados. Também foi muito bem sucedido o curso de manipulação de alimentos, que foi seguido por 129 sócios; a formação em questões relacionadas com o Clube Família, que despertou o interesse de 73 pessoas, o Ponto de Venda Responsável, com 71; o programa de boas-vindas Coviran, com 51; e gestão de supermercados Novo Conceito Coviran, com 40.

No capítulo de formação externa destacam-se os cursos organizados em colaboração com o Banco de Alimentos e a Cáritas Diocesanas, dos quais beneficiaram 25 alunos que puderam realizar suas práticas nos supermercados da Cooperativa. Prosseguiu igualmente em 2020 a edição de Perito em Direcção e Gestão de Empresas de Distribuição Comercial (EXDICO), organizada pela Fundação Covirão e pela Fundação Geral Universidade de Granada-Empresa, com o objectivo de que os seus alunos adiram temporariamente à Cooperativa e aos supermercados dos seus associados. Em 2020, participaram 26 alunos, 12 dos quais eram parceiros da Coviran.

Pelas Escolas de Comércio de Granada e Sintra (Portugal) e pelas diferentes salas de aula que a Cooperativa dispõe em quase trinta plataformas logísticas passaram em treze anos 16.083 alunos, na sua maioria associados e empregados que obtiveram os conhecimentos necessários para obter maior rentabilidade na gestão dos seus pontos de venda.


Folhetos

Folleto

Outros serviços

Redes sociais

A melhor loja Portugal 2021-2022 Supermercados de proximidade
Apoio ao Cliente 210 994 081
(Custo de uma chamada para a rede fixa nacional)