Noticia

O Papa Francisco encoraja as Cooperativas a trabalharem pela igualdade e justiça social

O Santo Padre recebe o Conselho Reitor e os executivos da Coviran no início do Ano Internacional das Cooperativas e tendo em vista o iminente 65º aniversário da organização ibérica.


Cidade do Vaticano, 11 de janeiro de 2025 - O Papa Francisco recebeu numa audiência privada no sábado, 11 de janeiro, os sócios do Conselho Reitor e alguns executivos da Coviran no início do Ano Internacional das Cooperativas das Nações Unidas e tendo em vista a celebração do 65º aniversário da Cooperativa ibérica, que terá lugar no próximo ano.

A Comitiva da Coviran foi acompanhada pelo arcebispo de Granada, José María Gil Tamayo, e liderada pelo presidente da Cooperativa, José Antonio Benito, e pelo Diretor Geral, Esteban Gutiérrez.

Durante a receção nas instalações do Vaticano, o Papa sublinhou a sua alegria pelo grande número de mulheres que constituem a massa social da Coviran e encorajou todos “a trabalhar em Cooperação e pela justiça social. Isto significa que se trabalharmos com o coração e a partir do coração, faremos como só uma mãe faz”. As suas palavras ecoaram profundamente, sublinhando a importância da inclusão e do compromisso no trabalho diário da Coviran.

A Coviran, para além de ser um dos principais ativos da Economia Social ibérica, desempenha também um papel importante no setor da Distribuição ibérica. A Cooperativa contribui significativamente para o enorme trabalho social desenvolvido tanto pela Confederação Empresarial da Economia Social Espanhola (CEPES) como pela Associação de Distribuidores e Supermercados de Auto-Serviço, de cujos Conselhos de Administração a Coviran faz parte.

A Coviran representa uma comunidade vibrante de milhares de pequenos comerciantes e trabalhadores, todos comprometidos com valores como a solidariedade, o trabalho coletivo e o apoio aos mais vulneráveis, inspirados nos princípios da Igreja.

A Coviran (Cooperativa Virgen de las Angustias) transcende o seu papel de organização comercial, atuando como uma rede de pessoas dedicadas ao desenvolvimento das suas comunidades durante décadas. O seu trabalho centra-se na promoção do bem-estar e da igualdade de oportunidades. A visão da Coviran está em profunda sintonia com a mensagem do Evangelho e com os valores defendidos pelo Papa Francisco.

Este encontro sublinha as origens e os principios do movimento Cooperativo em Espanha e destaca a importância crucial da solidariedade na cooperação. O Cooperativismo, nascido como uma resposta solidária às necessidades de produção, distribuição e consumo de bens e serviços, tem sido guiado pelos valores do Evangelho desde o seu início. Este dia reafirma o compromisso das Cooperativas com os princípios de ajuda mútua, justiça social e apoio comunitário, pilares fundamentais para um desenvolvimento sustentável e equitativo.

A Coviran associa-se ao apoio do Papa ao movimento Cooperativista, partilhando o objetivo de que as Cooperativas respondam às necessidades reais das pessoas. A Cooperativa trabalha incansavelmente para criar novas oportunidades, especialmente para as mulheres e os jovens, que são o futuro e a esperança.

Ao longo do seu mandato, o Papa Francisco tem salientado que “a cooperação cristã é o caminho certo” e que “a cooperação é uma forma de abrir o teto de uma economia que se arrisca a produzir bens à custa da injustiça social”. A Coviran alinha-se com este apelo, trabalhando para construir uma “economia com alma” centrada na dignidade humana.

Em 2025, a Coviran celebrará o seu 65º aniversário e juntar-se-á ao Ano Internacional das Cooperativas das Nações Unidas com o lema: “As Cooperativas constroem um mundo melhor”. A Cooperativa convida as novas gerações a fazerem parte da sua missão de cooperação organizada, promovendo uma economia justa e sustentável.

A Coviran, cujo nome vem da sigla Cooperativa Virgen de las Angustias, com as suas 2.500 lojas espalhadas por Espanha e Portugal e criando mais de 15.000 postos de trabalho entre a Cooperativa e os seus sócios, é a única opção de compras em mais de 300 municípios da Península Ibérica, onde contribui para fixar população e riqueza.

Com renovado entusiasmo, a Coviran encara o Jubileu da Igreja e os primeiros vinte e cinco anos do século XXI, empenhado em manter viva a esperança e em trabalhar para um futuro mais justo e solidário. A comitiva agradeceu ao Papa a sua liderança espiritual e a sua mensagem de esperança, comprometendo-se a continuar a construir uma sociedade mais justa e solidária.


Folhetos

Folleto

Outros serviços

Redes sociais

A melhor loja Portugal 2021-2022 Supermercados de proximidade
Apoio ao Cliente 210 994 081
(Custo de uma chamada para a rede fixa nacional)
Update cookies preferences