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A Assembleia Geral da Coviran aprova as contas anuais de 2019

Fortalece o seu apoio ao Conselho de Administração e reforça um futuro de estabilidade



Coviran continua a crescer: em 2019 as vendas brutas sob a insignia foram de 1.463 milhões de euros, cresce 6,7% em relação a 2018

- O evento mais importante do ano incentiva a Cooperativa a focar nos seus associados e num modelo de negócio mais competitivo, sustentável e no seu processo de transformação cultural, digital e na estratégia omnicanal

- Coviran, líder dos supermercados de proximidade nos mercados onde está presente, em estabelecimentos menores que 300 m2

- Em 2019 a igualdade salarial é alcançada na Cooperativa

- Coviran continua a ser um motor gerador de empregos estáveis e de qualidade: crescimento de 0,5% no emprego, cooperativas e supermercados (15.746 trabalhadores) com 87,52% no emprego permanente direto.

A Assembleia Geral de Sócios da Coviran realizada ontem em Granada aprovou por ampla maioria as contas anuais do exercício de 2019, apoiando assim a gestão do Conselho de Admnistração e da Presidente – Conselheira Delegada do Grupo, Patro Contreras.

Um dia em que, devido à crise sanitária e graças à tecnologia, os membros puderam aceder à Assembleia desde outras localidades, plataformas Coviran em Espanha e Portugal ou nas suas próprias casas, votar e participar activamente, registando um dos mais elevados indices de participação nos últimos tempos.

A conferência serviu para fazer um balanço dos principais marcos e projetos do ano, bem como expor aos associados os desafios futuros que a cooperativa terá de enfrentar nos próximos anos, num balanço feito pela seu presidente, Patro Contreras, e pelo novo Diretor Geral, José Francisco Muñoz.

Antes disso, os sócios ratificaram por larga maioria o acordo do Conselho de Administração para a exclusão da cooperativa de dois sócios: Tu Súper Morón SL - executado por Rubén Navarro-, e Agustina de Aragón 1988 SL - executado por Félix Mensah-, por infração muito grave, tendo apresentado pedido de convocação de Assembleia Extraordinária com 80 assinaturas falsas, no mês de março.

Resultados económicos
O resultado de 2019 traduz a solidez do Grupo, dado o crescimento das suas principais magnitudes financeiras, e o desenvolvimento dos seus projetos, somados ao seu plano de expansão nacional e internacional, uma vez que a empresa já se deslocou a vários territórios de Espanha e fora das suas fronteiras em Portugal.

Ao longo de 2019, a cooperativa dimensionou a sua estrutura organizacional cujos ajustes geraram despesas extraordinárias que afetam diretamente o resultado da Cooperativa e cujos efeitos positivos para os supermercados Coviran, aumentando a sua competitividade e rentabilidade, têm sido vivenciados no último semestre do ano.

Na vertente económica, destaca-se o crescimento das vendas brutas sob a insígnia, atingindo 1.463 milhões de euros, 6,7% acima do ano anterior. Deste montante, 160 milhões correspondem a vendas realizadas em Portugal e 1.303 milhões de euros a Espanha. Estes valores reflectem a solidez e estabilidade da cooperativa em matéria económica, mantendo o seu activo económico total acima dos 217,9 milhões de euros.

No que respeita ao valor líquido do volume de negócios, este sobe para 2,1% face a 2018 e o EBITDA ajustado destes gastos extraordinários decorrentes da mudança organizacional ascende a 8,2 milhões de euros, mais 1,74% do que o reportado no exercício anterior. A Coviran fecha 2019 com uma excelente evolução nas seus principais magnitudes do negócio.

O segundo semestre de 2019 foi um exercício que visa obter margem de manobra para melhorar a eficácia e a competitividade ao serviço dos sócios e, através deles, dos seus clientes. Isso significa uma redução significativa na base de custos e uma política de investimentos mais eficiente e focada em alavancas de crescimento.

O Cash Flow Social, no final de 2019, era de 707 milhões de euros, 1,11%, valor que reflete o contributo da cooperativa para a melhoria da economia local graças à sua atividade. Empresas de economia social como a Coviran, marcam um comportamento diferencial que se traduz claramente na coesão social e territorial, colocando as pessoas no centro da sua atividade, conseguindo uma maior redistribuição de riquezas, sem que isso entre em conflito com o lucro e rentabilidade económica, evidenciados pelos resultados alcançados.

Ao nível do investimento, durante o ano de 2019, a cooperativa e os seus sócios destinaram 19,7 milhões de euros a este capítulo. Deste montante, a contribuição da Cooperativa é de 4,91 milhões, valor aplicado à modernização do ponto de venda, homogeneização da imagem da marca, transformação digital, rentabilidade e competitividade do modelo de negócios.

O modelo cooperativo é uma resposta aos desafios da economia, do trabalho e do consumo atual, respondendo aos retalhistas independentes nos diferentes espaços onde se encontram com uma proposta de sucesso no futuro. Os supermercados Coviran, como modelo de empreendedorismo e foco no clientw, geram empregos de qualidade no seu meio envolvente.

Geração de empregos
Ao nível do grupo, a Coviran gera 15.746 empregos, dos quais 13.555 em Espanha e 2.191 em Portugal, 0,6% superior a 2018. O índice de colaboradores permanentes da cooperativa é de 87,52%.

Neste último ano, ocorreu uma importante mudança cultural corporativa que exigiu novos comportamentos, competências e habilidades para responder aos sócios e aos seus clientes, que exigem organizações mais dinâmicas e flexíveis, privilegiando sempre a promoção interna.

Por mais um ano, a Escola de Comércio é uma alavanca para o desenvolvimento estratégico de parceiros e colaboradores, um espaço de formação para melhorar a competitividade e rentabilidade dos supermercados. Em 2019, 51% dos colaboradores diretos realizaram algum tipo de formação, com um total de 1.439 horas ministradas. Os sócios, os seus colaboradores e outros grupos de interesse, totalizam 1.801 alunos e 18.115 horas de formação por meio dos 195 programas do Plano de Formação 2019 e dos programas ad-hoc para o grupo.

A Coviran terminou 2019 com um total de 2.427 parceiros na península ibérica, Ceuta e ilhas e 2.855 pontos de venda (2.563 em Espanha e 292 em Portugal). Estes dados permitem à Coviran manter o 2º lugar no ranking nacional do sector por número de estabelecimentos, ou o 3º em Portugal, posição que se tem consolidado nos dois países.

Gestão baseada no objeto social
A Coviran concretizou a sua visão como grupo cooperativo líder de supermercados de proximidade nos mercados onde está presente, em estabelecimentos com menos de 300 m2, atingindo uma quota de 25,3% em Espanha e uma segunda posição em Portugal, com uma quota de 6,4%. Esses resultados fortalecem o propósito coorperativo, combinando missão e visão de oferecer supermercados locais aos seus parceiros e aos seus clientes, administrados por empreendedores comprometidos, preocupados não só com o seu desempenho, mas também com o valor que trazem à comunidade e ao meio envolvente.

Quanto à quota geral de mercado, esta mantém-se nos 2,32% em Espanha e aumenta para 1,06% em Portugal. Se considerarmos apenas os estabelecimentos com um máximo de 800 m2 (em 2019 a Nielsen altera o critério de segmentação para menos de 800 m2) esta quota sobe para 8,96% em Espanha e 2,81% em Portugal.

A marca Coviran oferece um modelo de negócio sustentável que oferece a única opção comercial em 23,6% das cidades com menos de 10.000 habitantes, 324 municípios.

Ao mesmo tempo, os supermercados Coviran, estabelecimentos locais também em espaços urbanos, são o formato mais sustentável e integrado, reduzindo assim o seu impacto ambiental. A Coviran tornou-se uma resposta empresarial lucrativa em qualquer território, trazendo a milhares de pessoas uma solução para um ato diário como as compras.

Uma organização mais simplificada, aberta e eficiente
A rede logística da Coviran é uma das vantagens competitivas dos sócios, em permanente adaptação às suas necessidades; no final do exercício 85% dos Sócios já haviam aderido ao modelo de preparação e distribuição de pedidos das plataformas logísticas, em alguns deles atingindo 100% de nível de serviço.

O aumento da frequência de distribuição, a utilização de tecnologias inovadoras no processo de planeamento e controlo da rede de abastecimento, permite a racionalização das plataformas, com base num design onde a flexibilidade, a escalabilidade e a produtividade garantem o nível de eficiência de serviço e gestão; isto traduz-se em custos de oportunidade para evitar perdas diretas na demonstração de resultados.

A igualdade salarial
A Coviran deu passos importantes no campo da igualdade nos últimos anos, alcançando, entre outros objetivos, a eliminação da disparidade salarial entre homens e mulheres que fazem parte de sua força de trabalho em geral; a empresa obteve avanços significativos em termos de recrutamento, conciliação e formação após a assinatura do II Plano para a Igualdade em Junho de 2019.

Nesta mesma área, as mulheres dirigem 66% dos supermercados da Cooperativa em áreas rurais e do total de associados, os associados representam 48,6% em Espanha e 31,3% em Portugal.

Compromisso com a saúde e a sustentabilidade
A Coviran inaugurou o seu primeiro supermercado sob o Novo Conceito em Portugal com nome próprio, Coviran Plus. Este é um passo importante para a Cooperativa e para os seus sócios, que a partir de agora poderão integrar um modelo de negócio moderno e inovador tanto na gestão como na imagem, apoiado em 10 anos de excelentes resultados em Espanha, onde 245 supermercados materializam deste modelo. Mais um passo são os 63 pontos de venda responsáveis, um modelo sustentável que incorpora a melhoria da acessibilidade, o combate ao desperdício alimentar, a eficiência energética, a contratação responsável e a colaboração com o território onde se encontram.

O compromisso da Coviran com a sustentabilidade anda de mãos dadas com o compromisso com a promoção de hábitos saudáveis; nas prateleiras, os clientes encontraram uma reformulação dos produtos de marca própria, uma mudança profunda de imagem, bem como um foco nos eixos da saúde, inovação e sustentabilidade, seguindo a Estratégia Naos, bem como produtos específicos para pessoas com intolerâncias alimentares.

A Coviran continuou em 2019 o caminho da sustentabilidade e do respeito ao meio ambiente do seu modelo de negócio, com a redução das emissões, dos plásticos, a melhoria da eficiência energética, a otimização de recursos e o aproveitamento dos residuos.

Horizonte 2025
A Coviran iniciou em 2019 a elaboração do seu novo plano estratégico para os próximos cinco anos com o objetivo de otimizar e potenciar a performance dos supermercados Coviran. Uma Cooperativa focada nos seus associados e num modelo de negócio mais competitivo, sustentável e no seu processo de transformação cultural, digital e estratégia omnicanal. A Coviran mantém o desafio constante de trabalhar na expansão nacional e internacional nos territórios onde existem retalhistas independentes interessados numa solução integral como o projeto Coviran.

Um futuro de curto prazo focado na modernização da empresa e dos pontos de venda de forma a promover a melhor experiência de compra, para isso contam com uma plataforma tecnológica orientada para o sócio. Com esse objetivo, em 2020 os pontos de venda contarão com um novo software de gestão e um e-commerce adaptado aos supermercados Coviran e ao seu sortido.

Os projetos tecnológicos são soluções inovadoras para que os modelos de loja sejam sustentáveis e rentáveis, uma alavanca para se conseguir uma melhoria na gestão do ponto de venda. É uma mudança profunda, mas gradual, que leva em consideração não apenas a tecnologia, mas também a cultura da organização e a gama de opções de negócios que se abrem ao colocar o cliente no centro das decisões para oferecer a melhor experiência de compra.

Covid19
Falar sobre um futuro incerto tornou-se uma realidade mais do que nunca neste ano de 2020; a crise do coronavírus já mudou o mundo e continuará a mudar nos próximos meses, provavelmente anos.

A Coviran manifestou a sua solidariedade e apoio a todas as pessoas afectadas pelo vírus, aos diferentes grupos, especialmente à saúde e segurança dos cidadãos, que nos protegem e que com o seu imenso esforço lutam diariamente para ultrapassar esta situação. 

Essa pandemia afetará todo o planeta e, portanto, todos os agentes, inclusive o setor empresarial. As empresas estão a desempenhar um papel de liderança ajudando a combater a COVID-19 de duas maneiras, preservando o direito das pessoas à saúde e tentando amortecer os danos económicos.


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