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Coviran fortalece o setor agrícola na origem com um incremento de 3% nas compras de frutas e legumes

Coviran anima o consumo de frutas e legumes no verão como parte “essencial” da dieta mediterrânea


A Cooperativa destinou em 2019 mais de 46,8 milhões à compra de frutas e legumes a 435 fornecedores de Portugal e Espanha, na sua maioria produtores na origem e cooperativas agrárias.

A presidente da Coviran, Patro Contreras, destaca o papel “chave” que teve o setor hortofrutícola na crise sanitária provocada pelo Covid-19, “garantindo o fornecimento de alimentos básicos”.

Com a entrada do verão, a Coviran centra boa parte da sua estratégia no fomento do consumo de frutas e legumes de época que, pelas suas propriedades nutritivas, são de grande importância para a saúde dos consumidores. 

A Cooperativa destinou no passado ano mais de 46,8 milhões de euros na compra de frutas e legumes a produtores locais, cuja aliança comercial se estreitou nos últimos anos criando riqueza e emprego nos territórios onde se estabelece. 

As compras destes produtos frescos incrementaram 3% em 2019, dos quais beneficiaram 435 fornecedores —382 espanhois e 53 portugueses—, na sua grande maioria agricultores de origem ou que fazem parte de cooperativas agrárias. 

A presidente da Coviran, Patro Contreras, destacou a importância do consumo de frutas e legumes como “parte essencial da dieta mediterrânea". “As suas propriedades nutricionais contribuem para a prevenção de enfermidades”, recordou Contreras, que se referiu à necessidade de “fortalecer o setor hortofrutícola cujo papel foi chave na crise sanitária provocada pelo Covid-19, garantindo o fornecimento de produtos básicos para a alimentação”.

Clientes, satisfeitos com a qualidade 

O último relatório do Ministério de Agricultura constata que o consumo de frutas e legumes representa 26,7% da cesta de compras das famílias espanholas e 18,8% do gasto total, com uma média de consumo anual de 170 kilos por pessoa.

Nos estudos de experiência de compra dos clientes da Coviran, os produtos frescos são os alimentos mais valorizados, apenas os superam em grau de satisfação a atenção recibida por parte de sócios e funcionários, e a proximidade do supermercado ao domicílio.

A presidente da Coviran, Patro Contreras, observa um maior interesse do consumidor pela alimentação saudável: “O consumidor preocupa-se cada vez mais por ter uma alimentação equilibrada, há uma clara tendência para o consumo de produtos frescos e de qualidade que na Coviran tratamos de proporcionar diáriamente graças ao bom trabalho dos nossos fornecedores”.

A colaboração com os agricultores ou fornecedores locais estende-se também ao âmbito da investigação de novas sementes e variedades de frutas e legumes que ofereçam maior qualidade. Inclusive em alguns casos colaborou-se para melhorar a apresentação dos produtos em granel ou em caixas para a sua comercialização direta, procurando desta forma reduzir ao mínimo possível a manipulação desnecessária para garantir o fornecimento nas melhores condições e frescura.

Campanhas de hábitos saudáveis

Uma das últimas campanhas em que a Coviran participa de forma ativa guarda relação com a promoção de ‘A Primeira melancia europeia, o doce sabor de Andaluzia’, promovida por associações de produtores de frutas e legumes de Almeria e Espanha para fomentar o consumo desta refrescante fruta de verão.

A Fundação Coviran também leva a cabo de forma periódica campanhas sobre hábitos de vida saudáveis, onde as frutas e os legumes têm um papel protagonista. 


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