Noticia

Coviran lidera o crescimento como cooperativa socialmente responsável e sustentável

Coviran abriu mais de 50 novas lojas no primeiro semestre do ano


Coviran, referente à força do modelo cooperativo para a sustentabilidade e à criação de riqueza abriu mais de 50 novas lojas no primeiro semestre do ano.
No Dia Internacional das Cooperativas, a presidente Patro Contreras destaca a capacidade de “resistência e força” da insígnia nos períodos de crise vividos nos últimos anos.

A Coviran junta-se um ano mais à celebração do Dia Internacional das Cooperativas com os olhos postos no desenvolvimento sustentável da sua actividade para contribuir na luta contra a alteração climática.

O movimento cooperativo internacional decidiu que a comemoração do dia 4 de julho, Dia Internacional das Cooperativas, seja centrado este ano na unidade de acção pelo clima.

A presidente da Coviran, Patro Contreras, recordou que a cooperativa que dirige é hoje uma empresa “socialmente responsável e sustentável”, exemplo de economia circular que “aposta pela reutilização dos residuos que produz e que trata com êxito a redução energética”.  

A Coviran assumiu o firme compromisso de juntar esforços para cumprir com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Desde que em 2011 aderiu ao Pacto Mundial das Nações Unidas e incorporado os 17 objetivos do acordo, a Cooperativa levou a cabo distintas acções para minimizar o seu impacto sobre o meio ambiente.

Os avanços obtidos no capítulo meio ambiental são, na opinião de Patro Contreras, produto do “esforço do investimento realizado nos últimos anos para modernizar as instalações”. Graças a isso conseguiu-se reduzir o custo energético, aumentar a recolha seletiva de resíduos, diminuir o consumo de água, plástico e papel, além de outras muitas actuações para diminuir o impacto ambiental que ocasiona o transporte da rede logística.

Emprego e riqueza

O modelo de negócio cooperativo, baseado em valores e princípios éticos, cobra cada vez mais importância nos países desenvolvidos. Hoje, as mais de três milhões de cooperativas que existem no mundo proporcionam trabalho a 10% da população empregada.

A Coviran, em concreto, contava ao fecho de 2019 com 15.746 empregos, dos quais 13.555 estão em Espanha e 2.191 em Portugal, 0.6% mais que em 2018. 

A sua actividade, além do mais, repercute no tecido produtivo que formam as empresas fornecedoras locais. A Coviran trabalhou em 2019 com 2.418 empresas espanholas e portuguesas, muitas delas cooperativas locais, com as quais foram fechadas transações económicas no valor de 547,5 milhões de euros.

Também a cooperativa é garantia de igualdade de trato e de oportunidades entre mulheres e homens. A Coviran promove a cultura a diversidade e mantem a sua implicação na luta pela igualdade efectiva.

Força face à crise

Com quase 60 anos de história, a Coviran é um exemplo de força inclusive nos momentos mais complicados. Tanto na crise financeira global de 2008 como na actual recessão económica provocada pela pandemia,  a Coviran “deu mostras - na opinião da presidente- de uma grande capacidade de resistência e força face à adversidade”. 

A sua capacidade de adaptação e a sua aposta pela inovação tecnológica e a modernização dos pontos de venda, permitiram enfrentar novos desafios e converter-se num modelo de êxito para milhares de retalhistas independentes.


Folhetos

Folleto

Outros serviços

Redes sociais

A melhor loja Portugal 2021-2022 Supermercados de proximidade
Apoio ao Cliente 210 994 081
(Custo de uma chamada para a rede fixa nacional)