Noticia

Coviran adquire quase 90% de frutas, verduras e carnes a produtores locais

Cooperativa destinou no passado exercício 69,2 milhões na aquisição de produtos frescos na origem



A Cooperativa destinou no passado exercício 69,2 milhões na aquisição de produtos frescos na origem, um valor do qual beneficiaram na sua maioria pequenas empresas de Espanha e Portugal.

A presidente da Coviran, Patro Contreras, elogia o “importante” papel dos fornecedores locais, coincidindo com o Dia das Microempresas e das Pequenas e Médias Empresas que se celebra no dia 27 de junho.

Um dos princípios fundamentais da Coviran, como empresa de economia social, é criar coesão nos territórios onde se estabelece. O modelo cooperativo da Coviran demostrou ao longo dos seus quase 60 anos de história que cria riqueza e emprego no meio mais próximo graças à estreita relação com os pequenos e médios empresários locais.

Os resultados económicos dos últimos exercícios confirmam precisamente o apoio da Cooperativa ao tecido produtivo agroalimentar que formam as empresas fornecedoras mais próximas. 

Como prova disso, vários dados significativos: em 2019, 86,5% dos produtos frescos (frutas, verduras e carne) foram adquiridos na origem graças à estreita aliança comercial da Coviran com os produtores locais. Em valores económicos, a Cooperativa destinou à compra de frescos 69,2 milhões, dos quais  beneficiaram na sua maioria pequenas empresas de Espanha e Portugal.

Pelo motivo do Dia das Microempresas e das Pequenas e Médias Empresas que se celebra no dia 27 de junho, a presidente da Coviran, Patro Contreras, destacou o “importante” papel que têm os fornecedores locais, “peça chave no êxito da nossa cooperativa”. 

As pequenas empresas locais e cooperativas com as quais trabalhamos oferecem-nos produtos e serviços de primeira qualidade que marcam a diferença. É por isso que tentamos fortalecer o vínculo e partilhar princípios baseados no apoio mútuo, responsabilidade social e compromisso”, sublinhou Patro Contreras.

Hoje, a Coviran conseguiu um grau de colaboração óptima com as empresas fornecedoras para melhorar a rastreabilidade alimentar durante todo o processo de produção, transformação e distribuição dos alimentos.

Também se concede grande importância às empresas que apostam pelo desenvolvimento sustentável com políticas internas para reduzir o impacto meio ambiental, ou as que mantêm um compromisso ético com o bem estar animal e excluem em grande medida o uso de fertilizantes sintéticos, pesticidas e aditivos para alimentar o gado.  

“Na Coviran continuamos a trabalhar para estreitar a relação com os pequenos fornecedores, proporcionando-lhes em alguns casos as ferramentas informáticas para melhorar a etiquetagem e a rastreabilidade dos produtos frescos, e encurtando as distâncias para reduzir o impacto ambiental que ocasiona o transporte”, assinalou Patro Contreras. 

Acordos com empresas durante 2019

A Coviran trabalhou em 2019 com 2.418 empresas espanholas e portuguesas com as quais encerrou transações económicas no valor de 547,5 milhões de euros. Este dato supõe um importante incremento em relação ao exercício anterior, tanto em número de empresas como em volume de negócio, mais uma evidência do apoio que presta a Coviran às empresas fornecedoras locais. 

Só em Portugal foram alcançados acordos comerciais com 274 fornecedores, também na sua maioria negócios pequenos do sector agroalimentar com os quais se realizaram operações no valor de 34,7 milhões.


Folhetos

Folleto

Outros serviços

Redes sociais

A melhor loja Portugal 2021-2022 Supermercados de proximidade
Apoio ao Cliente 210 994 081
(Custo de uma chamada para a rede fixa nacional)