Noticia

Coviran está entre as empresas agroalimentares que lideram a luta contra as alterações climáticas

A Cooperativa associa-se à comemoração do Dia Internacional contra as Alterações Climáticas


  • A Cooperativa associa-se à comemoração do Dia Internacional contra as Alterações Climáticas, depois de ter divulgado o seu compromisso para com a defesa do meio ambiente.
  • A presidente, Patro Contreras, sublinha a importância das medidas tomadas para "aumentar a eficiência energética e reduzir as emissões de gases com efeito de estufa".
A Coviran aspira à liderança das empresas mais empenhadas na luta contra as alterações climáticas, na sequência do esforço feito nos últimos anos em termos de redução das emissões de CO2. 
 
A cooperativa procedeu a uma profunda transformação nas plataformas logísticas e supermercados, a fim de gerir melhor os recursos e avançar para uma economia sustentável.

Sobre o Dia Internacional contra as Alterações Climáticas, comemorado em 24 de outubro, a Presidente da Coviran, Patro Contreras, voltou a demonstrar o "forte compromisso" com a defesa do meio ambiente, que se materializa com a sua adesão à estratégia das Nações Unidas para cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

"Na Coviran temos vindo a desenvolver, há muito tempo, um plano de medidas para aumentar a eficiência energética e reduzir as emissões de gases com efeito de estufa, um esforço que está a alcançar excelentes resultados graças ao envolvimento dos sócios e de todos os agentes que participam na cadeia agroalimentar", disse.

Só em 2018, 52,6 toneladas de CO2 deixaram de ser emitidas para atmosfera. Os progressos na redução do consumo de água também produziram bons resultados: desde 2016, conseguimos poupar 33% no consumo de água na rede de plataformas logísticas, através da modernização das instalações e da formação dos colaboradores para o uso e consumo responsáveis.

Em 2019, foram recicladas mais de mil toneladas de cartão e plástico, para além de termos conseguido poupar significativamente no consumo deste último material. Só em película de plástico, essencial para vedar os alimentos transportados em paletes, foram utilizados, em 2019, cerca de menos 5 toneladas do que no ano anterior.

"São dados que nos incentivam a continuar a trabalhar no modelo de economia circular, seguindo a estratégia de otimização de recursos e tirando partido dos resíduos para tentar reduzir a pegada ambiental", disse Patro Contreras, estando cientes de que "estamos a salvaguardar as condições de vida que usufruímos".

Transporte mais eficiente
Recentemente, a Coviran foi reconhecida pela integração, em todos os transportes, do programa telemático da Webfleet Solutions, para aumentar a eficiência, ganhar em produtividade e poupar custos. Este sistema, que permite monitorizar o processo de distribuição e entrega de encomendas, ajudou a reduzir significativamente as emissões de CO2 e os custos de combustível.  

A cooperativa está também a trabalhar numa forma de otimizar a carga nos veículos para aproveitar ao máximo o espaço e fazer realizar menos viagens. Conseguiu-se que cada palete tivesse mais 16% de carga. 

"Estas são medidas importantes a ter em conta, que têm um impacto positivo no meio ambiente", recordou a presidente da Coviran.

Da mesma forma, cada vez mais parceiros estão a investir na modernização das suas instalações para ganhar eficiência energética. Também tem sido feito um esforço por parte da Fundação Coviran para sensibilizar os consumidores para a necessidade de reciclar e preservar o ambiente.


Folhetos

Folleto

Outros serviços

Redes sociais

A melhor loja Portugal 2021-2022 Supermercados de proximidade
Apoio ao Cliente 210 994 081
(Custo de uma chamada para a rede fixa nacional)