Noticia

A Covirán aprova na sua Assembleia Geral anual as contas e gestão de 2018 e elege o novo Conselho Reitor da Cooperativa

Sra. Patro Contreras, sócia natural de Córdoba, ostentará a presidência da Cooperativa, situando-se pela primeira vez uma mulher à frente do que será o Conselho Reitor para os próximos 4 exercícios


A Assembleia Geral de Sócios da Coviran celebrada no passado domingo em Granada foi concluída com a aprovação das contas anuais do exercício 2018, apoiando assim os Sócios a gestão do Conselho Reitor.

A jornada serviu para fazer um balanço dos principais objetivos e projetos de 2018 e expôr aos associados os reptos futuros que deverá abordar a Cooperativa para continuar a liderar o seu sector e oferecer a melhor resposta aos retalhistas de Espanha e Portugal como indicou o seu presidente no Relatório com o qual abriu a Assembleia. Após ele, tomou a palavra Rafael Cortés, diretor geral da Coviran, para expôr as contas anuais e a evolução dos projetos estratégicos desenvolvidos no exercício passado. 

A Assembleia, órgão máximo de representação da Cooperativa, elegeu o novo Conselho Reitor da Coviran, composto por 16 membros, encabeçado pela Sra. Patro Contreras, MONTIVID, S.L sócia de Córdoba que ocupará a presidência. Com uma trajetória na empresa de mais de uma década. Será a primeira vez que teremos uma mulher em frente da Cooperativa.  Desta maneira, renova-se por quatro anos o órgão máximo na toma de decisões dentro da Cooperativa, composto por uma representação de Sócios de todo o território espanhol e de Portugal. O papel do Conselho na boa marcha da Cooperativa, o seu compromisso em fazer bem, têm sido determinantes na evolução e estabilidade da empresa em todas as suas etapas. 

2018: Crescimento continuado e contribuição para a riqueza socio-económica

Como se demonstrou no decorrer da Assembleia, as pessoas (seus sócios e funcionários), têm sido a chave do crescimento alcançado nos últimos doze meses.

2018 concluiu com 2.467 sócios na península (2.244 em Espanha e 223 em Portugal) e 3.034 supermercados, deles, 2.751 estão implantados em Espanha e 283 em Portugal. A quota de mercado também foi incrementada ligeiramente até 2,76% em Espanha e 0,88% em Portugal.  Considerando apenas os estabelecimentos com um máximo de 1.000 metros quadrados, este valor eleva-se a 6,42% em Espanha e 2,55% em Portugal, dando mostras da evolução da insígnia.

No plano económico, como se expôs ao longo da Assembleia, o anterior exercício concluiu com crescimento nas principais magnitudes.  Destaca o crescimento do seu valor de negócio em 5,6%, assim como as vendas brutas sob insígnia, que alcançam os 1.372 milhões de euros.  Deste valor, cerca de 134 milhões correspondem a vendas realizadas em Portugal e 1.238 milhões de euros a Espanha.

Em relação ao benefício antes de impostos da Cooperativa, o valor eleva-se até aos 1,42 milhões, 13,6% mais que o ano anterior. Se fizermos referência ao benefício neto da Cooperativa o valor mantem-se em términos similares a 2017, ascendendo a 0,95 milhões.

O EBITDA, por sua parte, foi incrementado com 2,41% até aos 8,06 milhões de euros, e o Cash Flow Social, a fecho de 2018, foi de 635 milhões de euros, 8% mais que em 2017 valor que reflete a contribuição da companhia no melhoramento da economia local pela mão da sua actividade. Empresas de economia social como a Coviran, atingem uma maior redistribuição da riqueza, sem que isto esteja em conflito com o benefício e a rentabilidade económica, como mostram os resultados alcançados.

Os Sócios aprovaram as contas expostas pelo diretor geral, Rafael Cortés. Na sua intervenção destacou que “Este modelo cooperativo converteu-se numa resposta de futuro e de confiança para milhares de pequenos e médios empresários de Espanha e de Portugal, que criam através dos seus supermercados emprego e riqueza no seu âmbito mais próximo”

Em relação ao rácio de emprego, em relação aos principais competidores do sector, a empresa cria mais do dobro de postos de trabalho por cada milhão de euros vendidos, mantendo a eficiência e a rentabilidade do seu modelo. Ao nível de grupo, a Coviran cria 15.653 empregos, 0.5% superior a 2017. A taxa de funcionários indefinidos da cooperativa é de 86%. De destacar também é a percentagem de mulheres à frente dos seus supermercados, uma vez que 49% dos estabelecimentos são geridos por mulheres.

O resultado de 2018 partilhado com os Sócios na Assembleia geral coloca de manifesto a solidez do Grupo no mercado ibérico, avalado pelo crescimento das suas principais magnitudes financeiras, e o desenvolvimento dos seus projetos, tanto em Espanha como em Portugal, país onde a insígnia goza de muito percurso percorrido. A nível nacional, assinalam-se como estratégicos os territórios de Catalunha, Madrid ou Galicia.

Novos retos 

Nos próximos anos a Coviran pretende abordar projetos sempre com o foco posto no Sócio e no Supermercado, fornecendo soluções aos desafios e oportunidades que o sector do retail oferece, através de atuações e soluções inovadoras que respondam às expectativas e necessidades do cliente.

A tecnologia à disposição dos Sócios da Cooperativa oferece um novo horizonte de oportunidades que há-de traduzir-se numa maior eficiência, uma melhor gestão e um incremento da competitividade de cada um dos supermercados da insígnia.

No plano logístico, em 2018, a Coviran completou a sua rede com a abertura de uma plataforma em Sabadell, Barcelona, destinada à distribuição de produtos frescos, refrigerados e congelados. Com estas novas instalações a Cooperativa melhora e potencia o seu crescimento numa seção tão estratégica como é o fresco, um compromisso com os associados de Catalunha. Também em 2018 se adquiriu como propriedade a plataforma de Sintra, onde se localiza a sede oficial da Escola de Comércio Coviran lusa.

No total, são mais de 428 mil os metros repartidos em 30 centros logísticos que garantem a eficiência operativa e a qualidade no serviço ao sócio.


Folhetos

Folleto

Outros serviços

Redes sociais

A melhor loja Portugal 2021-2022 Supermercados de proximidade
Apoio ao Cliente 210 994 081
(Custo de uma chamada para a rede fixa nacional)