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Assembleia Geral da Coviran renova conselho reitor para os próximos quatros anos

ASSEMBLEIA GERAL DA COVIRAN 2022


Patro Contreras continuará à frente da Cooperativa com um projeto contínuo centrado na implementação do Plano Estratégico
Os sócios apoiam massivamente a gestão do conselho cessante, que ascenderam a 1,644 milhões de euros de vendas brutas sob a insígnia 
Coviran fechou 2021 com 15.119 postos de trabalho, cooperativa e supermercados, dos quais 89,16% de emprego efetivo, mais 3% que em 2020
Atualmente conta com 2.404 sócios e um total de 2.856 supermercados  
Coviran, é líder nos supermercados de proximidade nos mercados onde opera, em estabelecimentos com menos de 300 m2 e é a única opção de compra em 308 municípios espanhóis
2021, ano do 60º aniversário da Coviran e da consolidação do seu projeto em Portugal após 10 anos de evolução 

A Assembleia Geral de Sócios da Coviran celebrada ontem em Granada – Espanha -, aprovou por larga maioria, 82% dos sócios, a renovação do seu Conselho Reitor para os próximos quatro anos com o objetivo de se alinhar com o plano estratégico 2022-2025.

Os sócios aprovaram massivamente as contas anuais de 2021, assim como todos os pontos da ordem do dia, apoiando assim a gestão do Conselho Reitor e a Presidente do Grupo, Patro Contreras. 

A tecnologia facilitou a celebração deste encontro nos últimos dois anos de pandemia, através de meios telemáticos; um formato que foi acrescentado à normalidade da Assembleia e uma vez mais, os sócios conseguiram aceder de forma digital a partir de nove plataformas logísticas, três delas localizadas em Portugal, o que facilitou a participação.

A cooperativa enfrentou pelo segundo ano consecutivo um contexto pandémico, uma tempestade de neve em Espanha que colapsou há meio ano, ao qual foi acrescentada, à medida que os meses foram passando, a pressão sobre a subida dos custos das matérias-primas.

Uma Assembleia enquadrada num ano excecional, onde a Coviran celebrou o seu 60º aniversário e a consolidação do projeto de internacionalização em Portugal com dez anos de vida. 

Uma nova assembleia de sócios para dar as boas-vindas às novas incorporações, que estabeleceu como objetivos para os próximos anos aumentar os serviços e a rentabilidade dos seus associados, num balanço feito pela presidente, Patro Contreras e o diretor geral, José Francisco Muñoz.

Resultados económicos
A Coviran, uma empresa de economia social, uma cooperativa cuja missão é proporcionar aos seus associados, colaboradores e clientes, e à sociedade em geral, supermercados de proximidade através de um modelo de negócio sustentável, alcançou em 2021, num ano tão difícil e complexo como o anterior, uma excelente gestão dos efeitos pós-pandémicos e cujas sequelas continuaram presentes com uma incerteza económica global significativa.

A Cooperativa tem estado envolvida em oferecer todo o tipo de soluções aos seus associados e aos grupos de interesse, com o objetivo de intensificar a sua função de serviço essencial e proporcionar flexibilidade no abastecimento, acompanhamento, cuidado de saúde, comunicação e as ferramentas necessárias que foram exigidas em qualquer momento.

O resultado de 2021 destaca os esforços feitos e a resiliência do Grupo, ao dar solidez aos seus principais indicadores financeiros, e à evolução dos projetos desenvolvidos num negócio onde coexistem a força da organização e a aposta por um futuro melhor para todos. 

Do ponto de vista económico, as vendas brutas da insígnia alcançaram os 1.644 milhões, atendendo aos mercados, 1.445 milhões de euros correspondem a Espanha e 199 milhões a vendas de Portugal. Estes números refletem a solidez e estabilidade financeira da cooperativa, os ativos ascendem a 218 milhões de euros, um crescimento de 2,31% em comparação com o ano anterior, como resultado de uma melhor gestão das necessidades operativas de financiamento, eficiência nas operações e na gestão das necessidades para dar um ótimo serviço. Este crescimento do ativo é sinónimo da força e estabilidade do Grupo Coviran. 

O resultado de impostos do exercício de 2021 ascende a 1,6 milhões de euros, atingindo um lucro líquido de 0,96 milhões de euros pelo efeito fiscal. Este resultado é acentuado pela situação económica da instabilidade e a capacidade de resposta que teve a Coviran e os seus Sócios às necessidades da sociedade nesta conjuntura. 

Em termos de volume de negócio líquido, diminuiu 4% em relação a 2020, por outro lado, o EBITDA ascende a um valor de 7,97 milhões de euros em 2021, o que representa um decréscimo de 31% em relação ao ano anterior. É importante recordar o extraordinário do exercício de 2020 para o nosso setor e a capacidade de resposta que a cooperativa deu às necessidades da sociedade. A Coviran fecha 2021 com uma evolução muito positiva nas suas principais magnitudes de negócio, tendo em conta a flutuação económica do exercício. 

O Cash Flow Social, no fecho de 2021, foi de 777 milhões de euros, 4% inferior ao do ano anterior, mas ainda assim um valor muito positivo, que reflete a contribuição da cooperativa para melhorar a economia local através da sua atividade. Empresas de economia social como a Coviran, marcam um comportamento diferencial que se reflete claramente na coesão social e territorial, colocando as pessoas no centro da sua atividade, conseguindo uma maior redistribuição da riqueza, sem que isto esteja em divergência com o lucro e a rentabilidade económica, como mostram os resultados alcançados, sempre num formato sustentável. 

No capítulo dedicado ao investimento, 2021 destacou-se sobretudo pela consolidação de importantes projetos no âmbito tecnológico, a manutenção operacional das plataformas e a modernização do Ponto de Venda, destinando 4,20 milhões de euros a investimentos, todos com o objetivo de melhorar a gestão e a rentabilidade dos estabelecimentos. O modelo cooperativo é uma resposta aos desafios da economia, do trabalho e do consumo atual, dando resposta aos retalhistas independentes nos diferentes espaços onde estão localizados com uma proposta de sucesso para o futuro. Os supermercados Coviran, como modelo de empreendedorismo e de serviço ao cliente, geram emprego de qualidade no seu ambiente.

Geração de emprego e formação
A nível de grupo, a Coviran gera 15.119 empregos, dos quais 13.277 estão em Espanha e 1.842 em Portugal. O compromisso da cooperativa com o emprego de qualidade reflete-se no aumento de 3% no emprego efetivo, atingindo 89,16%, através de um trabalho contínuo de formação, especialmente face à pandemia. A Coviran incorporou 528 contratos fixos, uma aposta pela estabilidade laboral e pela proteção dos colaboradores. Uma equipa que foi reforçada para fazer face à procura expressiva de produtos durante a primavera, bem como para cobrir as baixas provocadas pela Covid, sem afetar a atividade da Cooperativa e o serviço aos seus sócios.

Durante o exercício de 2021 foi realizado o balanço do II Plano de Igualdade, analisadas e planificadas as possíveis melhorias; um plano que inclui, em termos de conciliação, medidas de reforço das licenças não remuneradas e de ausências, com especial sensibilidade às vítimas de violência de género.

A formação aos sócios e colaboradores lecionada na Escola de Comércio Coviran, permaneceu a níveis muito positivos em 2021, apesar da suspensão dos cursos presenciais durante os primeiros meses da pandemia. A aposta na plataforma digital de formação permitiu retomar as aulas com intensidade. Durante o exercício, 21,49% dos colaboradores diretos realizaram alguma formação, com um total de 9.801 horas lecionadas. O coletivo de sócios, os seus colaboradores e outros grupos de interesse, soma 938 alunos e 17.097 horas de formação através dos 220 programas do Plano de Formação de 2021 e de programas ad-hoc para o coletivo. 

Uma Cooperativa focada nos seus sócios 
A Coviran terminou 2021 com um total de 2.404 sócios na península, Ceuta e Ilhas e 2.856 pontos de venda (2.566 em Espanha e 290 em Portugal). Estes dados, permitem a Coviran manter o seu 4º lugar no ranking nacional do setor por número de estabelecimentos, e 2º em Espanha, posicionamento que foi consolidado em ambos os países. Os supermercados Coviran são líderes no modelo de proximidade em Espanha, alcançando a segunda posição em Portugal com um crescimento significativo na área de vendas, aumentando em 1% o número de estabelecimentos com mais de 150 metros quadrados. A presença de mulheres aumentou novamente em Espanha, 49,5% do número total de sócios, como em Portugal, 40% e em termos de multiculturalismo, 8% dos membros são provenientes de 21 países, para além de espanhóis e portugueses, e empregam 600 pessoas.

Os supermercados Coviran são um modelo sustentável chave para travar o despovoamento, sendo a única oferta comercial em 308 municípios espanhóis com menos de 10.000 habitantes. 

Neste ano excecional, os supermercados Coviran, estabelecimentos de proximidade, são o modelo de negócio mais sustentável, motor de desenvolvimento da económica local e da estruturação do território, reduzindo também o seu impacto ambiental. A Coviran converteu-se numa resposta de negócio rentável em qualquer território, fornecendo a milhares de pessoas uma solução para um ato tão quotidiano como as compras diárias.

Um modelo sustentável para os clientes 
A Coviran tem continuado a trabalhar na melhoria da qualidade do sortido, reformulando a composição dos produtos da sua marca, 1.146 em Portugal e 1.345 em Espanha, para os tornar mais saudáveis e colaborando com os fornecedores locais para oferecer uma vasta gama de produtos frescos e de qualidade comprovada. A Cooperativa trabalha atualmente com 2.851 fornecedores de Portugal e Espanha a quem comprou bens no valor de 672,53 milhões de euros; mais de 90% das compras são feitas na origem. 

A Coviran colocou os seus supermercados na vanguarda da eficiência, com um modelo de negócio moderno e inovador, em processo de evolução, um formato que celebra doze anos de implementação, fechando em 2021 com 251 supermercados que materializam este modelo em Espanha, e três em Portugal, sob a designação de Coviran Plus. Os progressos que têm sido feitos a nível de sustentabilidade e acessibilidade estão hoje refletidos nos 75 pontos de venda responsáveis da Coviran, um modelo que incorpora a melhoria da acessibilidade, o combate ao desperdício alimentar, a eficiência energética, a contratação responsável e a colaboração com o território onde estão inseridos.

Em 2021, a Coviran e os seus sócios colaboraram mais do que nunca através de programas de sensibilização sobre hábitos de vida saudáveis, além de outras ações para ajudar pessoas desfavorecidas cuja situação se agravou com a crise causada pelo coronavírus, com 152 colaborações que tiveram 98.774 impactos diretos.

A Coviran continuou na via da sustentabilidade e do respeito pelo ambiente no seu modelo de negócio em 2021, com a redução de emissões e de plásticos, na melhoria da eficiência energética, otimização dos recursos e utilização de resíduos. Os dados de 2021 confirmam os progressos que estão a ser feitos na gestão de resíduos, conseguindo bater o recorde em termos de resíduos não perigosos que são reciclados: um total de 1.842 toneladas de cartão, plástico, paletes e metal, uma tarefa diária no âmbito do seu modelo de economia circular que visa o desperdício zero. A esta redução junta-se a diminuição de consumo de eletricidade em 89,681 kw/h., 10% menos em climatização, o consumo de energia nos sistemas de refrigeração foi reduzido em 4%, foram evitadas 1.465 toneladas de CO2, reduzindo as emissões de gases e por sua vez menos água consumida, menos 1,9% em comparação a 2020. Do mesmo modo, o consumo de plástico em paletes diminuiu em 1,67% em comparação com o ano anterior.

60º Aniversário e 10 Portugal
2021 ficará na história da Coviran como o ano do 60º aniversário, mas também como o ano em que os Sócios cresceram face à adversidade e materializaram a sua vocação de serviço. Nem a pandemia nem a tempestade Filomena impediram os supermercados Coviran de fornecer alimentos aos clientes. Isto foi possível não só pela importância da rede logística da Cooperativa, mas também pelo compromisso incondicional dos sócios, que reforçaram a equipa, horários e procedimentos para satisfazer a procura dos consumidores. Inclusive muitos lançaram mesmo um serviço de entrega ao domicílio que beneficia clientes idosos ou com incapacidades. Foi um ano em que resistiram à crise sanitária, reforçaram os seus vínculos com os clientes e mostraram o seu lado mais solidário em catástrofes como o vulcão em La Palma, as chuvas torrenciais em Cobisa (Toledo) e o incêndio em Navalacruz (Ávila).

Para a equipa de colaboradores da Coviran, 2021 foi um ano desafiante devido à pandemia, que exigiu uma combinação de trabalho presencial e teletrabalho para garantir a saúde. Uma nova mentalidade que não prejudicou a produtividade no balanço final. Pelo contrário: as novas ferramentas de comunicação digital dinamizaram as tarefas desempenhadas por uma parte significativa dos colaboradores. A eficácia também se tem refletido no trabalho realizado nas plataformas.

Em apenas dez anos, a Coviran Portugal já é uma referência no sector alimentar com um crescimento sustentado tanto em número de Sócios como de supermercados. Um modelo diferenciador e a única Cooperativa de supermercados do país. Não só consolidou a sua posição no mercado no ano do seu décimo aniversário, como também deu um grande passo em frente na projeção da sua imagem entre os clientes. A distinção de Melhor Loja de Proximidade atribuída pelos consumidores pelo segundo ano consecutivo confirma que o modelo de internacionalização tem sido um sucesso. Os sócios portugueses compreenderam que a proximidade física e emocional, em que se baseia a relação da Coviran com os seus clientes é fundamental para a estratégia da Cooperativa, que passa também por gerar riqueza e fornecer soluções, melhorias e ajudas na sociedade. 

Hoje, a Coviran Portugal contribui com 10% da massa social da Cooperativa, está presente em todos os distritos territoriais, incluindo os Açores e Madeira, e tem um formato moderno de loja que é uma referência em eficiência e sustentabilidade.

Plano estratégico 2022-2025
Após dois anos de pandemia, 2022 parece ser um ano desafiante para o sector, e para a sociedade em geral. A Coviran enfrenta estes desafios através de um novo plano estratégico 2022-2025 baseado em cinco eixos; a confiança gerada pelos sócios e colaboradores, a cooperação entre sócios para oferecer aos clientes uma experiência de compra diferenciadora que os ligue ao ponto de venda, a geração de valor no ambiente em que opera e uma marca baseada nos valores que têm definido a cooperativa desde o seu início: confiança, qualidade, competência, honestidade e fiabilidade.


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