Noticia

Assembleia Geral da Coviran aprova as contas anuais de 2020 e a Gestão do Conselho Reitor

Assembleia Geral da Coviran aprova as contas anuais de 2020

21-06-2021

·        As vendas brutas da insígnia cresceram 21,5%, atingindo o valor de 1.703 milhõesde euros

·        Os resultados do exercício permitem à Coviran aumentar as suas reservas e o retorno cooperativo em comparação com o ano anterior

·        Coviran encerrou 2020 com 15.560 postos de trabalho, cooperativa e supermercados, comum crescimento de 1,6%, destes 86,37% de emprego efetivo.

·        A gestão da pandemia acelerou o processo de transformação cultural e digital da Cooperativa, num modelo mais sustentável e eficiente

·        Coviran aumenta o número de supermercados e consolida a sua posição a nível nacional nosetor de proximidade e reforça a segunda posição em Espanha por número de estabelecimentos.

 

 

Lisboa, 21 de junho de 2021. A Assembleia Geral de Sócios da Coviran realizada ontem, dia 20 de Junho em Granada, aprovou por ampla maioria, com 94% dos Sócios, as contas anuais do exercício de 2020, assim como todos os pontos da ordem do dia, apoiando a gestão do Conselho Reitor e da Presidente do Grupo, Patro Contreras.

 

Este encontro evolui de forma positiva como consequência da pandemia e graças à tecnologia, permitindo aos Sócios acederem à Assembleia de forma digital, a partir de treze das plataformas logísticas localizadas em Espanha e Portugal,facilitando uma participação ativa, o direito ao voto e partilha de avaliação do ano.

 

A jornada serviu para fazer um balanço dos principais objetivos e projetos do exercício, bem como apresentar aos Associados os desafios futuros que a cooperativa terá de enfrentar nos próximos anos, num balanço efetuado pela presidente, Patro Contreras, e o diretor geral, José Francisco Muñoz.

 

Resultados económicos


A Coviran, empresa de economia social, uma cooperativa, cujamissão é proporcionar aos seus Sócios, colaboradores, clientes e à sociedade emgeral, supermercados de proximidade através de um modelo de negócio sustentável, registou em 2020, um ano tão difícil e complexo, uma excelente gestão dos efeitos da pandemia.

A Cooperativa tem-se empenhado em oferecer todo o tipo de soluções aos seus associados e stakeholders, de forma a intensificar a sua função essencial de serviço e facilitar a flexibilidade no abastecimento,assessoria, medidas sanitárias, comunicação e as ferramentas necessárias que a cada momento eram solicitadas.

 

O resultado de 2020 mostra o esforço realizado e a resiliência do Grupo, dado o crescimento das suas principais magnitudes financeiras, a evolução dos projetos empreendidos num negócio, onde a força da organização é a aposta num futuro melhor para todos.

 

No plano económico, destaca o crescimento das vendas brutas da insígnia, atingindo 1.703milhões de euros, 21,5% acima do ano anterior. Deste montante, 196 milhões de euros correspondem a vendas realizadas em Portugal e 1.507 milhões de euros em Espanha. Estes valores refletem a força e estabilidade da cooperativa em matéria económica, mantendo o seu ativo económico total acima de 213milhões de euros, uma redução de 2,07% em relação ao exercício anterior,motivada pela melhoria na gestão das necessidades operativas de financiamento ea eficiência nas operações sem que se prejudique o nível de serviço, sinonimo de fortaleza e a estabilidade da empresa.

 

O resultado antes de impostos do exercício de 2020 aumenta para 3,9 milhões de euros, estes dados são consequência do aumento de vendas na pandemia e da capacidade de resposta da cooperativa e dos seus sócios à crise sanitária.

 

Quanto ao montante líquido do volume de negócios, cresce 10,18% em relação a 2019. OEBITDA, por seu lado, aumentou 41% em relação ao valor de 2019, até 11,58milhões de euros, encerrando 2020 com uma excelente evolução nas suas principais magnitudes do negócio.

 

O Cash FlowSocial, no fecho de 2020, foi de 810 milhões de euros, 14,6% um valor que reflete a contribuição da Coviran na melhoria da economia local.

Empresas de economia social como a Coviran, marcam um comportamento diferenciador que se reflete claramente na coesão social eterritorial, colocando as pessoas no centro da sua atividade, conseguindo uma maior redistribuição da riqueza, sem que isso seja incompatível com o lucro e a rentabilidadeeconómica, como demonstrado pelos resultados alcançados.

 

Em termos de investimento,durante 2020, a cooperativa alocou 4,17 milhões de euros, valor aplicado à consolidação de projetos importantes no domínio tecnológico, à manutenção operacional das plataformas de distribuição e à modernização do ponto de venda,com o objetivo de melhorar a gestão e a rentabilidade dos estabelecimentos.

 

O modelo cooperativo responde aos desafios da economia,do trabalho e do consumo atual, respondendo aos retalhistas independentes nos diferentes espaços onde se encontram com uma proposta de sucesso. Os supermercados Coviran, como modelo de empreendedorismo e atendimento personalizado, geram empregos de qualidade no seu meio envolvente.

 

Criação de Postos de trabalho

 

A nível do grupo, Covirangera 15.560 empregos, dos quais 13.654 em Espanha e 1.906 em Portugal, mais 1,6% que em 2019, graças ao empenho dos Associados que, apesar da complexidade do ano, abriram novas lojas ou incorporaram pessoas. O índice de colaboradores efetivos da cooperativa é de 86,37%.

 

De todas as transformações provocadas pela pandemia, uma das mais significativas é a redefiniçãodo modelo de trabalho. Em tempo recorde, a insígnia criou as condições para que 300 colaboradores dos serviços centrais de Espanha e Portugal pudessem trabalhar a partir de casa, uma decisão que visa proteger ao máximo a saúde dos respetivos que implicou uma mudança de filosofia na forma de trabalho e organização.

 

A formação para Sócios e colaboradores, proporcionada pela Escola de Comércio da Coviran manteve em 2020 níveis muito positivos,apesar da suspensão dos cursos presenciais durante os primeiros meses da pandemia, no entanto a implementação da plataforma de formação digital permitiu retomar as aulas com intensidade. O coletivo de sócios, funcionários destes e outros grupos de interesse, totalizaram 1.244 alunos e 20.622 horas de formação através dos 205 programas do Plano deFormação 2020 e programas ad-hoc para o Grupo.

 

Uma Cooperativa centrada nos seus Sócios

 

A Coviran terminou 2020 com um total de 2.430 Sócios na península, Ceuta, Melilla e ilhas e 2.876 pontos de venda (2.596 em Espanha e 280 em Portugal).

Estes dados permitem à Coviran manter o 2º lugar no ranking em Espanha do sector por número de estabelecimentos, e o seu lugar de destaque no ranking nacional, posições que se vem consolidando nos dois países.

Os supermercados Coviran são líderes no modelo de proximidade em Espanha, com um crescimento significativo na área de vendas, aumentando em 4,9% o número de estabelecimentos com mais de 150 metros quadrados. O valor deste modelo de negócio foi evidente durante a pandemia com um número significativo de aberturas, atingindo um aumento líquido de 0,7%. A presença feminina aumentou tanto em Espanha, 49,7% do total de sócios, como em Portugal,35,1% e no sector multicultural, 8% dos sócios provêm de 21 países e empregam 1.019 pessoas.

Neste ano excecional, os supermercados Coviran,estabelecimentos de proximidade, afirmam-se como o modelo de negócio mais sustentável, uma força motriz para o desenvolvimento da economia local e um catalisador para a estruturação do território, reduzindo também o seu impacto nomeio ambiente. A Coviran tornou-se uma solução empresarial rentável em qualquer território, trazendo a milhares de pessoas uma solução para um ato tão quotidiano como as compras diárias.

 

Um modelo sustentável para os clientes

 

A Coviran continuou a trabalhar na melhoria da qualidadedo sortido, reformulando a composição dos seus produtos da marca própria, 1.276em Espanha e 1.180 em Portugal, de forma a torná-los mais saudáveis e em colaboração com os fornecedores locais para oferecer uma vasta gama de produtos frescos de qualidade comprovada. A cooperativa trabalha atualmente com 2.910 fornecedores em Espanha e Portugal, a quem comprou bens no valor de 1.428 milhões de euros; mais de 90% das compras são realizadas nas zonas de atuação.

 

A Coviran posicionou os seus supermercados na vanguardada eficiência através do Novo Conceito Coviran com um modelo de negócio moderno e inovador, em processo de evolução, um formato que celebra onze anos de implementação, fechando em 2020 com 267 supermercados que materializam este modelo. Os progressos que se têm alcançado em termos de sustentabilidade e acessibilidade refletem-se hoje em 71 pontos de venda responsáveis da Coviran, um modelo que incorpora a melhoria da acessibilidade, a luta contra o desperdício alimentar, a eficiência energética, a contratação responsável e a colaboração como território onde estão localizados.

 

Em 2020, a Coviran e os seus Sócios colaboraram mais do que nunca através de programas de sensibilização sobre hábitos de vida saudáveis, bem como outras ações no apoio a pessoas desfavorecidas cuja situação se agravou com a crise causada pelo coronavírus, com 187 colaborações que contaram com 50.438 impactos diretos. A insígnia continuou na via da sustentabilidade e no respeito pelo ambiente no seu modelo empresarial, com a redução de emissões, plásticos, melhoria da eficiência energética, otimização dos recursos e na utilização de resíduos.

 

Balanço Covid19

 

A celebrarem 2021, o seu 10.º aniversário em Portugal e o 60º em Espanha, a Cooperativa encerrou um excelente ano numa situação de crise sanitária em que os seus supermercados mantiveram a proximidade com os seus clientes, abastecidos e com a máxima segurança para os consumidores e colaboradores.

 

Durante a crise pandémica, a Coviran revelou ter uma das melhores redes logísticas no sector da distribuição agroalimentar. Só assim se compreende que tenha conseguido cumprir com as exigências dos Sócios e garantir, sem contratempos, o fornecimento de bens de consumo de primeira necessidade durante os primeiros dias de confinamento.

 

O plano de contingência posto em prática, em março, nas 26 plataformas logísticas em Espanha e nas 3 em Portugal, atendeu com rapidez e eficácia a exorbitante procura dos consumidores e manteve a qualidade do serviço. Um ano inesperado, muito difícil,imerso numa incerteza constante que permitiu testar um modelo de negócio forte e consolidado, cuja força são as pessoas.

 

Horizonte 2025

 

No final de 2019, a Coviran começou a desenvolver uma multiplicidade de projetos baseados no novo plano estratégico que ganharão visibilidade no exercício financeiro de 2021 e nos próximos cinco anos, visando a procura de uma maior rentabilidade dos supermercados, sustentabilidade do seu modelo de negócio e a continuidade como motor do desenvolvimentoda economia local e da estruturação do território, especialmente nas zonas rurais onde está muito presente. Contribuir para a sociedade e grupos vulneráveis fazem parte da sua razão de ser.

A Coviran oferece um grande valor diferenciador e um formato de supermercado de proximidade que provou ser sólido em tempos de maior incerteza.

 

 

Sobre a Coviran

A Coviran é uma empresa de distribuição alimentar, composta por 2.430 Sócios retalhistas independentes deste setor. Atualmente, a cooperativa consolida a sua posição a nível nacional no setor de proximidade e ocupa a segunda posição em Espanha em número de estabelecimentos, encerrando o exercício de 2020 com mais de 2.876 supermercados a operar sob a insígnia Coviran distribuídos por toda a Península Ibérica. Em 2020, alcançou 1.703 milhões de vendas brutas da insígnia, 21,5%superior a 2019.

A sua aposta na economia social, contribuindo para gerar emprego e riqueza nos territórios onde opera, caracteriza esta cooperativa, como uma referência para a economia social em Espanha e Portugal.



Folhetos

Folleto

Outros serviços

Redes sociais

COVIRAN S.C.A. Atendimento au Cliente: 210 994 081